quinta-feira, 21 de julho de 2011

DIREITOS E DEVERES

Abaixo seguem algumas informações como também alguns itens para você leitor refletir e assim buscar maior conhecimento nas leis que regem as mesmas.

Cidadão brasileiro, Sociedade, Direitos e deveres. 
Sabemos todos nós que temos direitos e deveres e que devemos lutar para que sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter consciência dos deveres e cumpri-los para não causar danos aos demais.
Encontramos tudo isso na Constituição Brasileira. Cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não ter medo, de não ser pisado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, da cidade de onde veio, da situação em que está, ou por causa de qualquer outra coisa. Esses direitos são sagrados e não podem ser tirados de nós; 
Nossos direitos vão até onde começa o de nosso semelhante.
Nós cidadãos brasileiros temos direitos e devemos fazer valer o mesmo independente do que temos ou somos, ainda bem que a cada dia que passa muitas pessoas estão se conscientizando e acabando com o preconceito e aquelas que acabam sofrendo por isso estão correndo atrás de seus direitos.
Toda pessoa tem direitos, mas também deveres a serem cumpridos, além de lutar pelos direitos iguais para todos, de defender a pátria, de preservar a natureza, de fazer cumprir as leis e muito mais. Devemos fazer valer nossos direitos e deveres civis e políticos, e exercer a cidadania. O não cumprimento do dever leva o pode levar você a ser processado juridicamente pelo país e até mesmo privado de sua liberdade.

ALGUNS ITENS A REFLETIR

Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. 
- Direitos naturais são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.
A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo. Os limites são determinados pela lei.
- A lei deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.
Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. 
- Toda pessoa ao ser acusado é considerado inocente até ser declarado culpado.
Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, incluindo opiniões religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei.
A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.
- Contribuição pública conforme condições e com direito de supervisionar o uso das mesmas.
Assim temos algumas informações que podem ser úteis a todos os leitores desse blog.
Fiquem com Deus e aproveitem.

Sem comentários:

Enviar um comentário